quinta-feira, 4 de abril de 2013

Autarca de Esposende critica Governo ...


Autarca de Esposende critica Governo por impor "colossais aumentos" da água e saneamento



O presidente da Câmara de Esposende, João Cepa, criticou hoje o "aumento colossal" das tarifas da água e saneamento da empresa Águas do Noroeste "imposto" pelo Governo, mas garantiu que o Município não vai cobrar mais aos utilizadores.

João Cepa já escreveu à ministra do Ambiente, Assunção Cristas, pedindo-lhe para "reconsiderar" aqueles aumentos, de 4 por cento para a água e de 5 para o saneamento, sublinhando que eles resultam de uma opção "meramente política" e só podem ter tido por base "uma má assessoria ou aconselhamento".

Segundo João Cepa, a Águas do Noroeste remeteu à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) a proposta de orçamento e projeto tarifário para 2013, que representavam um acréscimo de 5 por cento do tarifário da água e de 6,5 do tarifário do saneamento, face aos tarifários em vigor.

"Esta proposta constituía, desde logo, um verdadeiro assalto aos municípios, principais clientes dessa empresa, e, consequentemente, por via da potencial repercussão de tais tarifas sobre os utilizadores finais dos sistemas de âmbito municipal, um efetivo assalto aos munícipes", escreveu João Cepa, na carta à ministra.

Entretanto, a ERSAR emite um parecer propondo aumentos de 1,6 por cento face às tarifas em vigor.

Em fevereiro, Assunção Cristas emitiu um despacho em que aprova o orçamento e projeto tarifário da Águas do Noroeste para 2013, com aumentos de 4 e 5 por cento para a água e saneamento, respetivamente.

As tarifas ficam, assim, em 0,5310 euros por metro cúbico para a água e de 0,452 euros para o saneamento.

"Estamos, assim, perante um aumento colossal das tarifas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, por opção meramente política", critica o autarca de Esposende, eleito pelo PSD.

O autarca sublinha que, "mesmo que estivesse em causa o equilíbrio financeiro da concessão, o que não é o caso do ponto de vista da ERSAR, existem outros equilíbrios financeiros que têm de ser obrigatoriamente considerados: o equilíbrio financeiro das famílias e o equilíbrio financeiro dos municípios.


Este sim, é um Presidente de Câmara  que sabe gerir e olha pelos interesses dos seus munícipes !!

Obrigado, Senhor Presidente.


OFIR agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário