sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

OFIR ... e as suas Torres


Quando há dias escrevi que "a força do mar destrói mais casas na Ilha da Fuseta e antecipa demolições", estava inevitavelmente a pensar nas Torres de OFIR, que tanta tinta já fez correr.
Casos completamente diferentes, pois enquanto as Torres são construções legais as da Ilha da Fuseta são clandestinas.
Foram as "Torres" construídas há décadas e as suas estruturas estão absolutamente estáveis, sem qualquer delas apresentar uma unica fissura.
Se estão a ser banhadas pelo mar, deve-se ao facto de obras executadas noutros pontos, nomeadamente no porto de Viana de Castelo, terem obrigado o mar a procurar outras paragens.

Recordo as dunas e o mar bem longe das Torres de Ofir.


Discutível se deviam ter sido ali ou não construídas.

O que não se pode aceitar é que tenha feito correr tanta tinta e tanta polémica, só porque um dia o José Sócrates, Ministro do Ambiente na altura, tenha chegado ali e dito ... "estas também são para ir abaixo". Vinha de Viana do Castelo e do polémico prédio Coutinho.

Cá por mim penso que o homem olhou para aquela obra de arquitectura e de engenharia e pensou ... "porrra, são tão diferentes dos projectos dos mamarrachos que assinei na Câmara da Guarda !"

Desde então até ao presente, lá continuam imponentes e bonitas.

O mar, afinal tem-se portado bem.


Muitos o que invejam é a sua vista privilegiada quer sobre o mar quer sobre o rio Cávado






Mar visto da Torre




Esposende vista da Torre



Fim de tarde


Vista aérea

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Não tenho nenhum apartamento nas torres do Ofir, mas até gostava, quer pelas vistas sobre o mar, o rio Cávado, Esposende e Fão, bem como pelo pinhal que envolve o Ofir. Sou a favor das torres em detrimento de casas, se pensarmos nos perto de 200 apartamentos e os transformar-mos em casas, rapidamente verificaremos que é muito pinhal abatido. Resumindo, as torres provavelmente pouparam um bocado de pinhal, logo sou a favor das torres.

      Eliminar