segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Clube Literário do Porto - Convites


CONVITE

Gostaria muito de poder contar com a V. presença na inauguração da minha exposição de pintura, que se realizará no próximo dia 22 de Janeiro (Sexta - Feira), a partir das 21:30, no Clube Literário do Porto - Galeria da Cave, na Rua Nova da Alfandega - 22, no Porto.

Um abraço,
Maria Cristina Valente

A exposição estará patente de 18 a 31 de Janeiro todos os dias, das 9:30 da manhã à 1:00 da noite, excepto no dia 18 que é só partir das 18:30.

**********
Dia 29, sexta-feira - Auditório, 18h00
Conferência - Pelo Prof. Helder Pacheco
Revolta de 31 de Janeiro


No próximo dia 31 de Janeiro assinala-se o aniversário da revolta que um punhado de homens, comandados pelo capitão Leitão, tenente Coelho e alferes Malheiro, prepararam, para dar expressão cívica ao sobressalto patriótico provocado na população pelo Ultimato inglês de 1890. Afronta que viria popularizar o movimento republicano e serviria para despoletar como "verdadeiro acto de impaciência" nacional a Revolução do Porto, preparada pelo menos a partir de Setembro de 1890 através de reuniões de sargentos e cabos, nas instalações do jornal "A República Portuguesa".
No final, o defensor deixaria o juízo vindouro sobre os acontecimentos: “Por tão acumuladas razões vós haveis de ser clementíssimos para tantos infelizes. E que razão há para o não serdes? Vós julgais, mas a História vos julgará...”
Com efeito, dezanove anos depois, a República vingaria, mas o tempo não apagaria o sofrimento dos obreiros da revolta. Hoje, em país conquistado pelo materialismo rasteiro e sem memória, trago à lembrança a dignidade destes homens, em cujo horizonte estava uma pátria melhor.
Recordo a frase, lacónica e tão bela, do monumento que lhes foi dedicado no Prado do Repouso: “31 de Janeiro de 1891: aos vencidos.”


Sem comentários:

Enviar um comentário