quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Noite de Natal


Hoje mais uma ceia de Natal !

Quando criança não havia Pai Natal, mas era o Menino Jesus que, de noite de Consoada para o dia de Natal, nos trazia as prendinhas.
Ficava o sapatinho em cima da lareira durante a noite. De manhã corríamos curisosos ver o que o "Menino" nos tinha deixado.
Lá estavam uns "tostõeszitos" e umas gluseimas. Que alegria !

Anos mais tarde apareceu o Pai Natal e o hábito de à meia noite se abrirem os embrulhos que, ao longo do mês, se foram acumulando junto à lareira. Aparecerão outros "deixados" pelo Pai Natal, para contentamento das crianças ainda crentes.

No meu tempo de menino não era a árvore de Natal, mas o Presépio feito com musgo natural e as figurinhas de barro que, de ano para ano, íamos acumulando. Como adorava construí-lo !!


Quantas alegrias e quantas tristezas tive ao longo destes anos, em noites de Consoada !

Desculpem se for lamechas, mas neste momento não poderei deixar de recordar o triste Natal de 1973. Nessa noite enquanto ceávamos, minha mãe, ali ao lado na cama, adoecia. Pensávamos ser uma constipação normal, mas afinal foi o início do fim. Meses mais tarde, partiu. Tantas saudades !
Em 2003 a culpa da tristeza de Natal foi minha. Diagonisticado, dias antes, o aneurisma.
Em 2005 mais um "elemento" na família ! Menino ainda sossegadinho, com os seus quase três meses, não "exigia" presentes, mas foi o que mais recebeu. Este ano será de novo o rei da festa.


FELIZ NATAL 2 0 0 9

Sem comentários:

Enviar um comentário