domingo, 20 de junho de 2010

O Homem Sonha e a Obra Nasce



Inaugurado no dia 19 de Junho de 2010, pela Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Drª. Idália Moniz, a Meda tem um novo Lar.

A benção esteve a cargo de sua Exª. Reverendíssima D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego.

PARABÉNS à SANTA CASA DA MISERICÓRDIA.

























3 comentários:

  1. Caro Amigo Lusitano.
    É a primeira vez que tenho o previlégio de intervir no "Leves pinceladas" e comentar o seu ultimo tema.

    Congratulo-me e dou os merecidos parabéns á Ex.ma Direcção da Santa Casa da Misericórdia da nossa Terra, por ter levado a cabo tão meritória iniciativa.
    A todos os intervenientes para que esta obra, ontem inaugurada, se tenha tornado num curto espaço de tempo uma realidade, endereço os meu sentido reconhecimento.
    Não esqueço o saudoso Padre Urbelino Martins Pinto que á causa da Santa Casa deu muito do seu saber com total disponibilidade. Relembro todos os Doadores e Bemfeitores que ao longo de toda a vivência da Santa Casa, até aos dias de hoje, tornaram económicamente viável a construção recém inaugurada.
    À Ex.ma Senhora Secretária de Estado presente no Acto Inaugural tenho de dizer que, infelizmente sua Excelência não conhecerá tão bem como quiz demonstrar conhecer, o nosso Concelho da Meda. É que, nos meus cinquenta e tal anos de vivência nesta terra adoptiva, nunca se há constatado que algum "Velhinho" tenha morrido com uma "nena" na boca.
    Os Idosos e não só, neste concelho morreram com a dignidade que os seu familiares lhes poderam proporcionar. E a Santa Casa da Misericórdia da Meda, desde á muito esteve sempre na linha da frente no que diz respeito ao apoio humanista aos Idosos deste Concelho e não só.
    É errado fazer-se alusão ao passado e a situações que ao Concelho da Meda, nada,dizem.
    De qualquer forma, "Bem haja" pela visita de V.Ex.a
    Carlos Alberto Fial Pereira

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Carlos Fial Pereira !
    Seja benvindo a este espaço que foi criado apenas para "umas leves pinceladas" e não para uma discusssão exaustiva dos acontecimentos.
    Preferi não ter feito comentários e apenas deixar, em fotos, as passagens marcantes da inauguração do novo Lar que me pareceu bem estruturado e construído em tempo razoável.
    Os nossos idosos têm um lugar confortável para os seus últimos anos de vida.
    Fora a "gafe" do Sr. Provedor, tendo inicialmente esquecido o Padre Urbelino, a Secretária de Estado fez o discurso de "propaganda" governativa.
    São políticos, Senhores ... e não perdem nenhuma oportunidade de dizerem algumas "asneiras".
    Gostei de ver "a oposição" em peso, mas lamento que finda a cerimónia não tivessm convivido com "o povo".
    Claro que hoje o nosso país, como o resto do mundo, tem condições de vida diferentes de há meio século. Podia ainda ser melhor se os que "mandam" mandassem melhor, mas isso é outra história.
    Lembro-me que na nossa terra os idosos eram acarinhados pelas suas famílias e quantas vezes até pelos amigos, mas também que já tínhamos a "CASA DOS POBRES" onde, os que não tinham família, eram ali albergados e tratados.
    Essa casa foi uma grande obra, pois não havia Centro de Saúde e ali se fazia de tudo. Ali me foram dadas algumas vacinas e o serviço de enfermagem da D. Fernanda Loureiro.
    Ali afnal era a "Casa dos Pobres", dos remediados e ricos !
    Obrigado pela sua participação e enriquecimento deste modesto blog.
    O abraço amigo.
    Lusitano Amaral

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo, com viva emoção, o teu relato dos tempos antigos da nossa mocidade. Eram anos difíceis, mas havia sentido de solidariedade. A ti AMIGO LUSITANO dou um abraço, lembrando os teus saudosos PAIS que eram amigos dos meus queridos Pais, a quem forneciam "fiado" o saboroso pão centeio que eu e a minha família sempre tivemos e NUNCA FALTOU na nossa modesta mesa, isto só GRAÇAS à prática da boa vontade e ajuda ao "próximo", apanágio de pessoas generosas e com sensibilidade. SENTIMENTOS E AFECTOS que desejamos imbuídos em TODOS os que servem as IPSS da nossa terra e do nosso País. Honra e Glória a quantos TRABALHARAM e passaram pela CASA DOS POBRES e também pela SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE MÊDA.Para os que partiram a minha homenagem e para os actuais responsáveis muitas felicidades.Joaquim Fonseca, um simples e reconhecido medense, embora ausente mas sempre com o seu coração presente na terra que o viu nascer.

    ResponderEliminar