quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Portugal ...


José Sócrates apupado em Faro à chegada às cerimónias do Dia de Portugal

O primeiro ministro, José Sócrates, foi hoje apupado por algumas dezenas de pessoas em Faro no momento em que chegou para participar nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem esta manhã na capital algarvia.

Cavaco Silva reconhece "situação insustentável" e pede "contrato de coesão nacional"

O Presidente da República reconheceu hoje que Portugal chegou a "uma situação insustentável, defendendo o estabelecimento de um "contrato de coesão nacional", no qual cabe aos agentes políticos uma "especial responsabilidade".

Ena, que o homem falou !!!

Prefiro no entanto que seja CAMÕES a falar.



Eis aqui, quase cume da cabeça
De Europa toda, o Reino Lusitano,
Onde a terra se acaba e o mar começa
E onde Febo repousa no Oceano.
(….)
Esta é a ditosa pátria minha amada,
À qual se o Céu me dá, que eu sem perigo
Torne, com esta empresa já acabada,
Acabe-se esta luz ali comigo.
(…)
Lusíadas, III, 20.21

No mais, Musa, no mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
Dhüa austera, apagada e vil tristeza.
Lusíadas, X, 145

Fazei, Senhor, que nunca os admirados
Alemães, Galos, Ítalos e Ingleses,
Possam dizer que são pera mandados,
Mais que pera mandar, os Portugueses.
(….)
Lusíadas, X, 152




Conto uma pequena história.

No Estádio Nacional em 10 de Junho de 1959, comemorava-se mais um Dia de Camões.
A juventude em fatos de ginástica animava a tarde, com exercícios físicos para as autoridades Nacionais e seus convidados de honra, poderem ver as nossas habilidades.
Estava um calor infernal.
Andava eu, há dias, acampado para os lados do Guincho, cheio de "larica", pois nunca fui bom em cozinhados.
Vivia a minha irmã mais velha em Lisboa e sempre preocupada com o rapaz que vira nascer e ajudado a criar.
Sem telemóveis nesse tempo, lá conseguíamos comunicar de outras formas e portanto sabia mais ou menos onde me encontrar.
Algumas vezes houve desencontros, mas esse dia, no meio de tanta gente, lá me conseguiu encontrar no Estádio Nacional.
Farnel composto de coisas boas, mas também de um arroz de ervilhas que não era dos meus pratos favoritos.
Olhei e fiquei um pouco desapontado, mas resolvi provar.
Delicioso !
A fome era tanta que achei o melhor manjar que me podiam ter dado.
Nunca mais esqueci esse arroz de ervilhas !!!

Aprendi que a ocasião ....

Sem comentários:

Enviar um comentário