segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Reeleição de Cavaco Silva ...








Imprensa económica e internacional destaca reeleição em tempo de crise

A imprensa económica internacional noticia a reeleição de Aníbal Cavaco Silva, sublinhando a necessidade de o Presidente português enfrentar as consequências da crise financeira do país e de um provável pedido de ajuda financeira
.

"Presidente português reeleito", titula o Financial Times, salientando que "o Presidente conservador" Cavaco Silva foi reeleito no domingo, para um segundo mandato de cinco anos, durante o qual "poderá ter de enfrentar brevemente as consequências políticas de um resgate financeiro internacional".

O Wall Street Journal também destaca que "Presidente português consegue novo mandato" e defende que a reeleição constitui uma mensagem de que os portugueses "querem estabilidade política numa altura em que o país tenta sair da crise da dívida soberana que afeta a Europa".

O espanhol Expansion adianta que o conservador Cavaco Silva foi reeleito "no meio da pior crise económica de que Portugal se recorda", tendo anunciado que "lutará contra os graves problemas sociais e o endividamento externo".

Na agência Bloomberg, a notícia sobre as eleições presidenciais adianta que "Cavaco Silva é reeleito numa altura em que cresce a ameaça" de Portugal "ter de pedir um resgate" financeiro internacional, como aconteceu com a Grécia e a Irlanda.

Imprensa alemã lembra endividamento de Portugal

Alguns jornais alemães referem hoje a reeleição de Cavaco Silva nas presidenciais de domingo, lembrando que Portugal é um dos países da Zona Euro em dificuldades financeiras e considerando o resultado como um revés para o primeiro-ministro.

"Cavaco Silva confirmado por mais cinco anos num Portugal altamente endividado", afirma-se na edição eletrónica do jornal de economia Handelsblatt.

"No centro da campanha eleitoral esteve a aguda crise económica e financeira do país mais pobre da Europa", acrescenta o matutino de Dusseldorf.

Também na edição eletrónica, o Financial Times Deutschland afirma que a vitória de Cavaco Silva foi "um triunfo para a oposição e um revés para o primeiro-ministro José Sócrates".

Televisões e rádios alemãs têm reportado também com algum destaque o desfecho das presidenciais, sempre no contexto de um país da Zona Euro com problemas orçamentais, e lembrando que Portugal é considerado por vários analistas um candidato a recorrer ao fundo de resgate do euro, depois das Irlanda, se deixar de conseguir refinanciar-se nos mercados.

Imprensa russa diz que portugueses preferiram nada mudar

Os portugueses preferiram nada mudar em nome da estabilidade e reelegeram Cavaco Silva, considera a estação de rádio pública russa Maiak.
Essa ideia é colocada pela agência noticiosa ITAR-TASS na boca do primeiro-ministro português, José Sócrates, segundo o qual "os portugueses optaram por não mudar, optaram pela continuidade e pela estabilidade política".

O primeiro canal da televisão russa ORT, depois de anunciar a vitória de Cavaco Silva com 53% dos votos, destaca os objetivos do Presidente reeleito para os próximos cinco anos: "trata-se da luta contra o desemprego, que atingiu o nível recorde de 11%, e a solução do problema da dívida externa".

A rádio Eco de Moscovo não põe de lado a possibilidade de Cavaco Silva "recorrer à sua prerrogativa de dissolver o Parlamento em sinal de prosteto contra a política do Governo".

Imprensa venezuela destaca reeleição de Cavaco Silva

A reeleição de Cavaco como presidente de Portugal é hoje tema de destaque nas páginas web da imprensa venezuelana, citando as primeiras projeções de fontes oficiais.

Segundo o El Universal as eleições em Portugal estiveram "centradas na forte crise financeira que atravessa o país, de dez milhões de habitantes e o mais pobre da Europa Ocidental".

Por outro lado o diário El Nacional faz título com a expressão "segundo projeções Cavaco (Silva) ganhou em Portugal" e explica que "o Chefe de Estado obteve, nas sondagens habitualmente muito certeiras noutras eleições, entre 51,2 e 58%" das intenções de voto.

Segundo o Últimas Notícias, o jornal de maior tiragem no país, "o presidente português foi reeleito na primeira volta" ficando "à frente do poeta socialista Manuel Alegre".

A vitória de Cavaco Silva é ainda tema no canal privado de televisão de notícias, Globovisión, que destaca que o escrutínio provisório confirma a vitória na primeira volta.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário