terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República

Cavaco e Sócrates querem "coesão nacional"
As comemorações oficiais do Centenário da República ficaram hoje marcadas pela convergência do Presidente da República e do primeiro ministro em torno da necessidade de "coesão nacional", para enfrentar as dificuldades que o país atravessa.

Cavaco Silva defendeu "um compromisso político de coesão nacional", considerando que as forças políticas, sem abandonar as suas diferentes perspetivas, devem compreender a "gravidade do tempo presente".

"Da República centenária poderemos extrair vários ensinamentos. Entre eles, destaca-se um: não é da crispação que nascem as soluções para os problemas. Impõe-se, pois, que exista um compromisso político de coesão nacional", afirmou o chefe de Estado.

PSD diz que consensos e responsabilidade não podem estar concentrados no partido
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que os consensos e sentido de responsabilidade não podem estar concentrados apenas no seu partido e desvalorizou a sua ausência nas comemorações do Centenário da República.

Não deixa de ser curioso que o apelo do Presidente da República seja feito nesta comemoração do 5 de Outubro !
Se há 100 anos tivesse havido "um compromisso político de coesão nacional", não teria sido implantada a República nesse dia, pois Republicanos e Monárquicos teriam dado as mãos !!!
Nem sempre a "coesão e entendimento dos partidos" serve a Nação.
Talvez sirva os partidos e os políticos, mas o povo não.
Nem sempre as rupturas são maléficas.
Porque comemoramos então a República ??? Foi ruptura e não coesão !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário