terça-feira, 24 de agosto de 2010

Encerramento da Arcofio ...


Não foi uma grande surpresa para mim quando, há dias, a imprensa noticiou o encerramento de uma das melhores Fiações mundiais. Poucos se podiam gabar de ter uma fiação de algodão tão eficiente e produtiva como a ARCOFIO sediada em Santo Tirso.

Máquinas moderníssimas e pessoal especializado produziam fio de altíssima qualidade. A mão-de-obra foi substituída por máquimas e o transporte do material era completamente robotizado. Parecia uma fábrica fantasma, onde não se viam praticamente operários, apenas máquinas que trabalhavam "sozinhas", desde a entrada do algodão à saída do fio.



É triste ver a partida de "um filho" que teve um "parto" bem difícil, mas que se sonhou e se viu nascer. Ficamos mais pobres e deixa saudades a todos que colaborámos desde o projecto à sua realização.
Ficarão muito tristes os técnicos que ali deram o seu melhor para que tudo funcionasse eficientemente. Não cito nomes pois receio esquecer algum deles. Quanto empenho vi no trabalho deles ! Nunca me souberam dizer "não" e me disseram sempre "presente".
Quantas vezes eu dizia ao meu técnico MUZZIN se não tínhamos mais fabricas para dar o nosso apoio ! Respondia-me sempre que queria ver as "nossas máquinas" trabalhar como peças de relojoaria !!! Assistência e formação ao pessoal nunca faltou.
Não posso terminar sem uma palavra de apreço aos "condutores" da fiação que, desde a primeira hora, deram "suar e lágrimas". Impossível esquecer, apesar de me terem dado muito trabalho, os Engenheiros Duarte Nuno e Rogério e a todo o pessoal técnico.
O meu muito obrigado a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário