quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sócrates o “optimista inveterado” ...

Sócrates confiante nas reformas dos últimos cinco anos.

O primeiro-ministro acredita que as reformas feitas pelo Governo nos últimos cinco anos terão resultados positivos, embora admita que não resolvem todos os problemas do país. Em entrevista ao Financial Times (FT), José Sócrates destaca as mudanças na educação, na legislação laboral, a redução de 73 mil de funcionários públicos e os investimentos nas renováveis como as imagens de marca dos últimos anos.

Desafio qualquer um a mostrar-me um país que tenha sido tão reformista nos últimos cinco anos”, desafiou o primeiro-ministro numa entrevista que integra um suplemento de seis páginas sobre Portugal.

O FT considera Sócrates um “optimista inveterado”, e alerta que os tempos difíceis que o país atravessa são um teste a essa sua característica. Portugal “tirou partido da Zona Euro”, mas agora tem que pagar uma pesada factura, escreve o jornal britânico.

Na análise a Portugal, o FT destaca como positivo a forma como as empresas portuguesas têm vindo a explorar os laços com as antigas colónias, a aposta nas renováveis ou os avanços nos serviços públicos electrónicos e na desburocratização dos processos de licenciamento. A forma como o sector dos têxteis e do calçado ultrapassou as deslocalizações para os países asiáticos também é destacada, assim como os esforços em promover o turismo histórico e de natureza.

Do lado oposto, surgem as pequenas e médias empresas, que empregam 82 por cento da força de trabalho, mas que são apresentadas como um elo que tem vindo a enfraquecer e que enfrenta graves problemas de crédito.

Quem nos dera viver "no país do Sócrates" e não no país real em que vivemos.

O país real é este :

* O mercado está a reagir ao corte de ‘rating' da Moody's para oito bancos portugueses.

* Credit Suisse faz avaliação negativa do BCP .

* Portugal paga mais para vender dívida mas procura supera oferta.

* Sampaio e Mello: Portugal pode entrar em falência.

1 comentário:

  1. Boa noite,
    Parece que a "oposição" o leu e hoje disse na discussão do Estado da Nação que o Sócrates vive mesmo noutro país que não o nosso.
    Aquela do Portas querer ir para o Governo agora, tem piada.
    Continue e escrever que eu gosto de o ler.

    ResponderEliminar